Educador

Vivenciando a Prática Docente.
Slides apresentados em ATPC.













Pauta de observação para sala de aula 

1. A interação entre os alunos e o conteúdo 
- O conteúdo é adequado às necessidades de aprendizagem da turma? 
- As atividades e os problemas propostos são desafiadores e proveitosos para todos os alunos ou para alguns foi muito fácil e, para outros, muito difícil? 
- Há a retomada de conhecimentos trabalhados em aulas anteriores como um ponto de partida para facilitar novas aprendizagens ou as atividades apenas colocam em jogo o que já é conhecido pela turma? 
- Os recursos utilizados são adequados ao conteúdo? 
- Como está organizado o tempo da aula? Foram reservados períodos de duração suficiente para os alunos fazerem anotações, exporem as dúvidas, debaterem e resolverem problemas? 

2. A interação entre o professor e os alunos 
- Os objetivos de aprendizagem de curto e longo prazos dos conteúdos em questão estão claros para a turma? 
- As propostas de atividades foram entendidas por todos? Seria necessário o professor explicar outra vez e de outra maneira? As informações dadas por ele são suficientes para promover o avanço do grupo? 
- As intervenções são feitas no momento certo e contêm informações que ajudam os alunos a refletir? 
- O professor aguarda os alunos terminarem o raciocínio ou demonstra ansiedade para dar as respostas finais, impedindo a evolução do pensamento? 
- As hipóteses e os erros que surgem são levados em consideração para a elaboração de novos problemas? 
- As dúvidas individuais são socializadas e usadas como oportunidades de aprendizagem para toda a turma? 

3. A interação dos alunos com os colegas 
- Os alunos se sentem à vontade para colocar suas hipóteses e opiniões na discussão? 
- Nas atividades em dupla ou em grupo, há uma troca produtiva entre os alunos? 
- Com que critérios a classe é organizada? 
- Os alunos escutam uns aos outros?

FICHA DE AVALIAÇÃO BIMESTRAL

COMPORTAMENTO
O QUE EU PRECISO MELHORAR:
( ) Conversar menos;
( ) Terminar a lição;
( ) Dedicar mais às minhas atividades;
( ) Prestar mais atenção;
( ) Respeitar meus colegas;
( ) Falar mais baixo;
( ) Ser mais disciplinado;
( ) Levantar do lugar só quando necessário;
( ) Aceitar as regras;
( ) Faltar menos.

NO QUE ESTOU INDO BEM:
( ) Faço minhas atividades com atenção e capricho;
( ) Sempre termino minhas atividades;
( ) Tenho respeitado as regras;
( ) Procuro ajudar meus colegas;
( ) Sou aluno dedicado e participativo;
( ) Sou obediente à minha professora;
( ) Sou disciplinado e levanto do lugar só quando necessário;
( ) Sou presente e só falto quando necessário;
( ) Minha caligrafia está muito bonita;
( ) Presto atenção na explicação.

ENSINO / APRENDIZAGEM
LEITURA E INTERPRETAÇÃO:

( ) Fluente ( ) Muito bem ( ) Com dificuldade ( ) Não lê

HIPÓTESES DE ESCRITA:
( ) Hipótese alfabética;
( ) Hipótese silábica alfabética;
( ) Hipótese silábica com valor;
( ) Hipótese silábica sem valor;
( ) Hipótese pré silábica.
CÁLCULOS
( ) Muito bem ( ) Com alguma dificuldade ( ) Com muita dificuldade

PRECISO FREQUENTAR O REFORÇO?
( ) Sim ( ) Não
PRECISO REPOR AULAS?
( ) Sim _____aulas ( ) Não

SEGUNDO MINHA PROFESSORA EU ESTOU:
( ) De Parabéns! Mereço uma medalha! 
( ) Estou indo muito bem, e isso a deixa muito feliz!
( ) Poderia estar melhor se me houvesse uma maior dedicação e faltasse menos.
( )Estou ainda com dificuldades, mas sou um (a) aluno (a) esforçado(a).
( ) Precisando melhorar muito, pois não atingi o conteúdo do bimestre.






Modelo de Relatório - 1
Assunto: Encaminhamento do aluno para avaliação psicológica. 
De: (nome do professor e/ou equipe escolar); 

RELATÓRIO 

Nome do Aluno:__________________________________________________________________________
Data de Nascimento: ______ / ______ / ______ Idade: _________________
Escola: _________________________________________________________________________________
Série: _____________________________________ Período: ( ) Manhã ( ) Tarde

Professor(a): ____________________________________________________________________________
Endereço: _______________________________________________________________________________
Telefone: ___________________________________
Nome do Responsável: _____________________________

1. Em relação ao rendimento escolar, o aluno apresenta: 
( ) progresso constante
( ) progrediu até certo ponto
( ) não apresenta progressos
( ) nunca executa atividades 
2. Em relação à inteligência:
( ) parece ter inteligência normal
( ) parece ter inteligência acima da média
( ) parece ter inteligência abaixo da média 

3. Quanto ao ritmo do seu trabalho: 
( ) é lento
( ) é rápido
( ) é normal 

4. Em relação à qualidade de seu trabalho:
( ) é satisfatória, seus trabalhos são limpos e bem feitos
( ) inicia os trabalhos, mas não os conclui. É pouco persistente
( ) faz de qualquer forma, sem o mínimo de cuidados
( ) risca os erros manchando a folha
( ) os erros são apagados com borracha 
5. Sua freqüência escolar aponta: 
( ) assiduidade
( ) muitas faltas
( ) atrasos constantes 

6. Quando apresenta dificuldades: 
( ) pede auxílio ao (à) professor (a)
( ) pede auxílio aos colegas
( ) deixa o trabalho de lado, nada pergunta
( ) outros comportamentos 

7. Seus deveres de casa: 
( ) são sempre feitos
(  ) às vezes são feitos
( ) nunca são feitos 

8. Seu relacionamento com o (a) professor (a) pode ser considerado: 
( ) bom, sem problemas
( ) regular
( ) ruim 

9. Quando criticado pelo (a) professor (a): 
( ) chora
( ) agride
( ) ignora
( ) mostra-se magoado
( ) argumenta 

10. Em relação à sua memória:
( ) parece boa, sem dificuldades ( ) parece ruim, tem dificuldades ( ) não foi observada 

11. Em relação à sua capacidade visual:
( ) parece normal ( ) apresenta dificuldades ( ) não foi observada 

12. Em relação à sua capacidade auditiva:
( ) parece normal ( ) apresenta dificuldades ( ) não foi observada 

13. O vocabulário e a pronúncia exibidos na escola são: 
( ) adequados, sem problemas
( ) prejudicado porque troca letras
( ) prejudicado porque omite letras
( ) inadequados, não consegue expressar-se
( ) apresenta gagueira 

14. Em relação à escrita: 
( ) a letra é boa
( ) a letra é pequena
( ) a letra é grande
( ) apresenta muitos erros ortográficos
( ) não apresenta erros ortográficos 

15. Sua leitura:
( ) não apresenta problemas ( ) é regular ( ) não consegue ler

16. Seu conhecimento em relação aos números: 
( ) conhece bem os números
( ) não conhece os números
( ) resolve problemas sem dificuldades
( ) resolve problemas com dificuldades
( ) não consegue resolver problemas 

17. Apresenta dificuldades com: 
( ) escrita
( ) atenção
( ) recreação
( ) artes
( ) leitura
( ) números
( ) música
( ) disciplina 

18. Sua atividade motora é demonstrada por: 
( ) está sempre agitado
( ) é muito barulhento
( ) derruba objetos freqüentemente
( ) prefere correr a andar
( ) sobe nos móveis com freqüência 

19. Em relação a sua motivação para o aprendizado:
( ) parece boa ( ) é desinteressado ( ) depende da atividade

20. Quanto ao seu comportamento em classe manifesta: 
( ) agressividade     ( ) chora muito
( ) inquietação          ( ) ansiedade
( ) labilidade (ora alegre, ora triste)
( ) alegria     ( ) obediência
( ) dependência   ( ) introversão
( ) cooperação    ( ) incapaz de controlar-se
( ) muito falante     ( ) adequação
( ) tranqüilidade    ( ) autoritarismo
( ) insegurança       ( ) tristeza
( ) desobediência    ( ) independência
( ) extroversão         ( ) brigas constantes
( ) incapaz de aguardar a vez 

21. É repetente? Qual (is) série (s)? 

22. Geralmente compreende as lições? 

23. Costuma isolar-se durante o recreio? 

24. Provoca freqüentemente os amigos para brigar? Se provocado como reage? 
25. Gosta de liderar ou ser liderado em atividades de grupo? 

26. É alvo de gozação dos colegas? Caso sim, como reage? 

27. Atividades preferidas: 

28. Atividades rejeitadas: 
29. Em sua opinião quais seriam as principais potencialidades do aluno? 
30. Em sua opinião quais seriam as principais dificuldades do aluno? 

31. Em sua opinião, quais causas poderiam ser atribuídas para tais dificuldades? 
32. Como você descreve sua atuação diante delas? 
33. Como você percebe a participação dos pais/cuidadores na vida do aluno? 
34. O que você espera do psicólogo em relação ao presente encaminhamento? 

35. Outras observações: 
QUESTÕES COMPLEMENTARES 
Assinale as alternativas com o comportamento que seu aluno apresenta: 

1.a) Necessidade de um ambiente calmo e quieto, ou é incapaz de trabalhar ou de concentrar-se e distrai-se facilmente ( )

1.b) Grita alto na sala, faz barulho ( )

1.c) Sobe nos móveis ( )

2.a) Pede freqüentemente para repetir as coisas ( )

2.b) É extremamente excitável ( )
2.c) Tem dificuldade em permanecer sentado (a), prefere correr a andar ( )
3.a) Criança sonhadora, parece perdida no “espaço” ( )
3.b) Tem inquietação quando espera sua vez ( )

3.c) Mostra dificuldade em esperar a vez ( )

4.a) Confusa, parece perdida em seus pensamentos ( )
4.b) Fala excessivamente ( )
4.c) Mexe muito com os pés e as mãos ( )
5.a) Não termina o que iniciou ( )

5.b) Perturba as outras crianças ( )

5.c) Muda constantemente de atividade, começando várias ao mesmo tempo, sem concluí-las ( )

6.a) Ouve, porém parece não escutar ( )

6.c) Não consegue seguir instruções ( )
7.a) Apático (a), desmotivado (a), indolente, move-se com lentidão ( )
7.c) Fala excessivamente, é barulhento (a) ( ) 

Promissão , _________ de ____________________________ de _________. 
Assinatura : ______________________________
Telefone (escola): __________________________________

Modelo de Relatório - 2
De: (nome do professor e/ou equipe escolar);
Assunto: Encaminhamento de pais/cuidadores para Grupo de Orientação. 

RELATÓRIO 

I – IDENTIFICAÇÃO:
Nome: _________________________________________________________________________________

Data de nascimento: ______ / ______ / ______ Idade: _________________

Escolaridade: ___________________________ Profissão: ________________________________
Escola da criança: ________________________________________________________________________
Endereço: _______________________________________________________________________________
Telefone: ___________________________________ 
II. O FAMILIAR CONCORDOU COM O ENCAMINHAMENTO?
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
III- MOTIVO DO ENCAMINHAMENTO:
_________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________

Promissão, _________ de ____________________________ de _________. 


Parecer Descritico  - Relatório do Aluno
Considerações

“Por que é importante registrar? O ato de conhecer é permanente? Então está implícito o conhecimento como ato social e que esse educador fez história. Não existe sujeito do conhecimento sem apropriação de história. É o registro que historifica o processo para a conquista do produto histórico. Possibilita também a apropriação e socialização da memória, como história desse processo.” (Freire, M. 1989,p.5)

ANTES DE MAIS NADA, VAMOS LEMBRAR QUE...
  • Cada aluno é único e diferente. Pareceres iguais pressupõe alunos iguais;
  • O parecer descritivo deve complementar aquilo que foi registrado na página de habilidades. Portanto, não transcreva-as;
  • Precisamos ter um olhar inter e transdisciplinar. Portanto, vale abranger todos os campos do saber que de alguma forma se sobressaem no aluno. Mas não deixe de registrar especialmente, a Língua Portuguesa e a Matemática;
  • Lembre-se que o parecer descritivo é um documento que será utilizado na confecção do histórico escolar do aluno. Portanto, cuidado com as expressões pejorativas, julgamentos ou ambigüidades;
  • Principalmente para os alunos do Ciclo I de aprendizagem, registrar o nível de escrita.
DESAFIOS DO PROFESSOR
  • Prestar atenção em todos os alunos e em cada aluno;
  • Reunir o máximo de informações possíveis sobre o aluno, tanto no contexto individual quanto nas suas relações com o meio;
  • Considerar os instrumentos de avaliação;
  • Priorizar as produções;
  • Explicitar o desenvolvimento do aluno, considerando os aspectos sociais, cognitivos e psicomotores;
  • Priorizar os aspectos cognitivos e comportamentais;
  • Vincular o parecer à proposta pedagógica, aos planos de estudo e aos planos de trabalho;
  • Indicar estratégias para a superação das dificuldades;
  • Apontar a participação, a interação, a colaboração;
  • Refletir profundamente sobre a ação educativa;
  • Despir-se de concepções sócio-afetivas e emocionais sem desumanizar-se.
“A escrita – representação da fala, re-apresenta o que nossa consciência pedagógica se deflagra”. (Freire, M. 1989, p.5).


PONTOS DE ATENÇÃO
  • Registros de avaliação exigem exercício do professor:
  • de prestar atenção nas manifestações dos alunos (orais e escritas);
  • de descrever e refletir teoricamente sobre tais manifestações;
  • de partir para ações ou encaminhamentos ao invés de permanecer nas constatações.
O QUE NÃO DEVEMOS FAZER?
  • Listar apenas algumas habilidades aleatoriamente sem uma conexão;
  • Enfatizar apenas as habilidades que o aluno ainda não adquiriu, aparentando muitas vezes, que o “problema” é irreversível.
EX. “o aluno não conhece”, “não sabe”, “não realiza”, etc...
SUGESTÃO: Substituir por ainda não conhece ou precisa desenvolver ou será necessário trabalhar

O QUE FAZER?
  • Abordar questões COGNITIVAS que revelam a observação ou compreensão do aluno em seus estágios de desenvolvimento;
  • Analisar as possibilidades do aluno se desenvolver, de ir além naquela habilidade ainda não adquirida;
  • Descrever o desenvolvimento próprio de cada criança destacando seus avanços e conquistas;
  • Expor as necessidades e intervenções a serem feitas durante o processo de ensino-aprendizagem.
O QUE PRECISAMOS SABER?
  • Que habilidades e conhecimentos foram trabalhados com o aluno?
  • Quais os avanços que o mesmo vem demonstrando nestas áreas?
  • Apresenta alguma área a ser melhor desenvolvida?
  • Que sugestões você oferece neste sentido?
  • Atividade? Jogos? Leituras? Que trabalhos você vem realizando junto aos alunos?
  • Como o aluno se refere ao seu desenvolvimento neste período?
REDIGINDO O PARECER...
  • Levar em conta os destinatários;
  • Utilizar linguagem cuidada, clara, simples, precisa e adequada ao público;
  • Considerar o caráter oficial do documento;
  • Observar ortografia, concordância e formatação;
  • Nomear os pareces;
  • Evitar palavras diminutivas;
  • Utilizar verbos e expressões que indiquem processo; Utilizar linguagem cuidada, clara, simples, precisa e adequada ao público;
  • Considerar o caráter oficial do documento;
  • Observar ortografia, concordância e formatação;
  • Evitar palavras diminutivas;
  • Utilizar verbos e expressões que indiquem processo;
  • Evitar contradições
  • Evitar comparações;
  • Evitar contradições
  • Evitar comparações;
  • Ser coerente;

COMO INICIAR UM PARECER
  • “Percebe-se o progresso de... durante este trimestre em...”
  • “Com base nos objetivos trabalhados no trimestre, foi possível observar que o aluno...”
  • “Observando o desempenho da aluna..., foi constatado que neste trimestre...”
  • “Com base nas avaliações realizadas, foi possível constatar que a aluna... identifica...”
ESCREVENDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

  • “Demonstra um ótimo/bom aproveitamento na aquisição da leitura e escrita.”
  • “Lê com fluência diferentes textos, fazendo conexões com a realidade.”
  • “Lê e interpreta os textos trabalhados em aula sem maiores dificuldades.”
  • “Escreve, ordena e amplia frases, formando textos coerentes e lógicos.”
ESCREVENDO SOBRE A PARTICIPAÇÃO/CONVÍVIO SOCIAL
  • "Demonstra respeito pelos colegas e professores";
  • "Colabora nas atividades coletivas, atuando em grupo";
  • "Aceita sugestões da professora e dos colegas";
  • "Contribui para a integração e o crescimento do grupo".
PARA REFLETIR...

“O parecer é, sobretudo a imagem de um trabalho. Ao relatarmos um processo efetivamente vivido, naturalmente encontraremos as representações que lhe dêem verdadeiro sentido”. (Jussara Hoffmann, 1998.




Frases e Pensamentos



        "Educar não se limita a repassar informações ou mostrar apenas um caminho, aquele caminho que o professor considera o mais correto, mas é ajudar a pessoa a tomar consciência de si mesma, dos outros e da sociedade. É aceitar-se como pessoa e saber aceitar os outros. É oferecer várias ferramentas para que a pessoa possa escolher entre muitos caminhos, aquele que for compatível com seus valores, sua visão de mundo e com as circunstâncias adversas que cada um irá encontrar. Educar é preparar para a vida". (KAMI, 1991, 125).


"Soubéssemos nós adultos preservar o brilho e o frescor da brincadeira infantil, teríamos uma humanidade plena de amor e fraternidade. Resta-nos, então, aprender com as crianças." (Monique Deheinzelin).

"Se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma árvore, com mais razão, não morre o educador, que semeia vida e escreve na alma" (Jean Piaget)

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende". (Guimarães Rosa)

"Assim como uma única isca não pode atrair qualquer tipo de peixe, uma metodologia única não é capaz de alcançar diferentes tipos de alunos." (Monica Valéria)

"O vento é o mesmo mas sua resposta é diferente em cada folha" (Cecília Meireles)

“Contaram-me e Esqueci. Vi e Entendi. Fiz e Aprendi” (Confúcio)

“Quem pensa muito faz pouco. As pessoas entram em nossa vida por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem.” (Lilian Tonet)

“Não tenho um caminho novo. O que eu tenho de novo é um jeito de caminhar.” (Thiago de Melo)

"A boa educação é moeda de ouro, em toda parte tem valor." (Padre Antônio Vieira)
“O melhor educador é aquele que conseguiu educar a si mesmo.” (Sabedoria oriental)"Quem conduz e arrasta o mundo não são as máquinas, mas as idéias." (Victor Hugo)


"Nada é mais delicado do que a força e nem mais forte do que a delicadeza." (Autor desconhecido)

"Eduquem os meninos e não será necessário castigar os homens." (Pitágoras)

“Um livro é como uma janela: quem não o lê fica distante dela e só pode ver uma pequena parte da paisagem." (Kahlil Gibran)

"Não se pode ensinar nada a um homem. Pode-se apenas ajudá-lo a encontrar a resposta dentro dele mesmo." (Galileu Galieli)

"A tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e de conhecer." (Albert Eisntein)


"Não eduque uma criança apenas para vencer na vida, e sim para ser feliz. Assim, ela aprenderá o valor das coisas e não o seu preço." (Autor desconhecido)

"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre." (Paulo Freire)

"Perigoso não é o homem que lê, é o que relê." (Voltaire)

“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível.” (São Francisco de Assis)

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." (Cora Coralina)

"Ser educador é ser um poeta do amor. Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência." (Augusto Cury)


“Longo é o caminho do ensino por meio de teorias; breve e eficaz por meio de exemplos.” (Sêneca)


“Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém. Posso, apenas, dar boas razões para que gostem de mim e ter a paciência para que a vida faça o resto.” (William Shakespeare)


“Se a regra não te favorece, seja uma exceção.” (Autor desconhecido)


"Não concordo com uma única palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-las" (Voltaire)

"Procure ser um homem de valor, em vez de procurar ser um homem de sucesso." (Albert Einstein)

"Educar é construir, é libertar o ser humano das cadeias do determinismo ..." (Paulo Freire)

"Carpe Diem" quer dizer "colha o dia". Colha o dia como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre. A vida não pode ser economizada para amanhã.” (Rubem Alves)


"A Preocupação olha em volta, A Tristeza olha para trás, A Fé olha para cima!” (Autor desconhecido)
“Somos feitos de carne, mas temos de viver como se fôssemos de ferro.” (Freud)

"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele." (Immanuel Kant)

"A maior glória não é ficar de pé,,mas levantar-se cada vez que se cai." (Confúcio)

"Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco." (Charles Chaplin)

“Aquele que não é capaz de governar a si mesmo, não é capaz de governar os outros.” (Mahatma Ganghi)

“Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente.” Érico Veríssimo


“A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro.” (Albert Einstein)


“Uma vida não questionada não merece ser vivida.” (Platão)

“Uma vida não basta ser vivida. Ela precisa ser sonhada.” (Mário Quintana)

“O homem se torna muitas vezes o que ele próprio acredita que é.” (Mahatma Ganghi)


“Nós geralmente descobrimos o que fazer percebendo aquilo que não devemos fazer. E provavelmente aquele que nunca cometeu um erro nunca fez uma descoberta.” (Samuel Smiles)


" Viva de maneira que sua presença não seja notada, mas que sua ausência seja sentida." (Autor desconhecido)


“A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a felicidade. A dor é inevitável. O sofrimento é opcional!” (Carlos Drummond de Andrade)

FRASES BÍBLICAS

Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 8:39

Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. 1 João 2:15-17

Porque nada trouxemos para este mundo e manifesto é que nada podemos levar dele. (...) Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão. 1 Timóteo 6:7-11

Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos; Que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis; Que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a vida eterna. 1 Timóteo 6:17-19

E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele. Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou. I João 2:3-6 3

Meus irmãos, não vos maravilheis, se o mundo vos odeia. Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte. Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele. Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos. I João 3:13-17

Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? I João 4:20
“(...) Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me. Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará. Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? Ou, que daria o homem pelo resgate da sua alma? Marcos 8:34-37

E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores. Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo. Mateus 24:4-13

Tu não tens parte, nem sorte nesta palavra, porque o teu coração não é reto diante de Deus. Arrepende-te, pois, dessa tua iniqüidade e ora a Deus, para que porventura, te seja perdoado o pensamento do teu coração. Atos 8:21-22

Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pela caridade. Porque toda a lei se cumpre numa só palavra: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Gálatas 5:13-14

Mas prove cada um a sua própria obra e terá glória só em si mesmo e não no outro. Porque cada qual levará sua própria carga. (...) Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Gálatas 6:4-7

Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos.
Efésios 3:4-6

Até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente.
  Efésios 4:13-14

Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela (...) Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. , Efésios 5:25-28

No demais, irmãos, rogai por nós, para que a palavra do Senhor tenha livre curso e seja glorificada, como também o é entre vós; E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos. Mas fiel é o Senhor, que vos confortará e guardará do maligno. (...) Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu. 2 Tessalonicences 3:1-6

Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo. 1 Timóteo 2:5

Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque na ira do homem não opera a justiça de Deus. Tiago 1:19-20

Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Tiago 1:12-14

Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz. Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem? Tiago 4: 11-12 11

Porque Quem quer amar a vida, E ver os dias bons, Refreie a sua língua do mal, E os seus lábios não falem engano. Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a. Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, E os seus ouvidos atentos às suas orações; Mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal.
I Pedro 3:8-10

Sabendo que, se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas. Amados, se o nosso coração não nos condena, temos confiança para com Deus; E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista. 1 João 3:20-22

Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. Lucas 16:13

Olhai por vós mesmos. E, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o e, se ele se arrepender, perdoa-lhe. E, se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; perdoa-lhe. Lucas 17:34

Assim os derradeiros serão primeiros, e os primeiros derradeiros; porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos. Mateus 20:16

Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado. Lucas 14:11

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. João 14:12-13

Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. João 15:7

Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. João 15:13

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33

Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.
Romanos 1:16-17

Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, E cujos pecados são cobertos. Romanos 4:7

(...) onde o pecado abundou, superabundou a graça. Romanos 5:20

E sabemos que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto. Romanos 8:28

Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si. Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor. Romanos 14:7-8

Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus. De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. Romanos 14:11-12

Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado. Mateus 12:36-37

E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. 2 Crônicas 7: 14

Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa vontade; (... )Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda. Filipenses 1:15-18

"Pq vosso pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho 
pedirdes" Mateus 6:8
 
 
"Disse Jesus: Vinde a mim, todos os que estais cansados e 
oprimidos, e eu vos aliviarei" Mateus 11:28
 
 
"Filho meu, guarda as minhas palavras, e conserva dentro de ti os 
meus mandamentos" Provérbios 7:1
 
 
Não terás outros deuses diante de mim; Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra; Não te encurvarás a elas, nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até à terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos. Deuteronômio 5:7-10

Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente ao que tomar o seu nome em vão. Deuteronômio 5:11

Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que te dá o SENHOR teu Deus. Deuteronômio 5:16

Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.
Deuteronômio 6:5-7

Saberás, pois, que o SENHOR teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos. Deuteronômio 7:9

Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido dele. Assim que, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só. Porque, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores), Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele. Mas nem em todos há conhecimento; porque alguns até agora comem, no seu costume para com o ídolo, coisas sacrificadas ao ídolo; e a sua consciência, sendo fraca, fica contaminada. 1 Corintios 8:3-7

Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. Vigiai justamente e não pequeis; porque alguns ainda não têm o conhecimento de Deus; digo-o para vergonha vossa. 1 Corintios 15:33-34

Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. João 4:24

Mas Jesus, chamando-os para si, disse: Deixai vir a mim os pequeninos, e não os impeçais, porque dos tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo que, qualquer que não receber o reino de Deus como menino, não entrará nele. Lucas 18:16-17

Irmãos, não sejais crianças no entendimento, mas sede crianças na malícia, e adultos no entendimento 1 Coríntios 14:20

Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. Tiago 3:13

A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento. Provérbios 4:7

"O choro pode durar uma noite, mais a alegria vem pela manhã" Salmos 30:5
 
"Bem-aventurado os que têm fome e sede de justiça, pq eles serão fartos" Mateus 5:6
 
Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se multiplicarão os anos da tua vida. Provérbios 4:10

Estas seis coisas o SENHOR odeia, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos. Provérbios 6:16-19


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Maquetes com a Prof. Maria

Maquetes com a Prof. Maria
Todo conteúdo trabalhado com a prática e a vivência do aluno torna-se atraente e de melhor entendimento. Assim como outros assuntos vistos na escola, o Sistema Solar é um pouco complexo para ficar apenas na teoria, então a Professora Maria propôs a construção de maquetes.

O que significa a escola na vida do adolescente?

fotoefeitos
O ano de 2012 se encerra com uma ação solidária. Alunos, Pais e professores da escola Coronel foram mobilizados pelo projeto Natal Solidário. O objetivo maior foi vivenciar a cidadania por meio da participação social. A professora Raquel ensaiou um lindo coral natalino que se apresentou no Lar da Esperança. A visita ao Lar contou com a presença de um mini Papai Noel que presenteou todas as crianças. Uma alegre tarde com pula-pula, música, bolo e muito amor!

Nós Gostamos da nossa escola!

Montagem criada Bloggif

Bom Professor X Professor Fascinante

1- Bons professores são eloqüentes, professores fascinantes conhecem o que está por detrás das palavras.
2- Bons professores possuem metodologia, professores fascinantes possuem sensibilidade.
3- Bons professores educam a inteligência lógica, professores
fascinantes educam a emoção.
4- Bons professores usam a memória como deposito
de informações, professores fascinantes usam-na como suporte da arte de pensar.
5- Bons professores são mestres temporários, professores fascinantes são mestres inesquecíveis.
6- Bons professores corrigem comportamentos, professores fascinantes ajudam a resolver conflitos em sala de aula.
7- Bons professores educam para uma profissão, professores fascinantes educam para a vida.
Augusto Cury

Dia "D" - A autoavaliação é a escola olhando para ela mesma e tentando melhorar.

Dia "D" -  A autoavaliação é a escola olhando para ela mesma e tentando melhorar.
O dia "D" tem como objetivo olhar para o trabalho desenvolvido na unidade e traçar planos de ação, priorizando e identificando aspectos que demandam mais atenção na rotina escolar. Sob a liderança da Diretora Simone, contamos com a presença da Equipe Gestora, do Grêmio Estudantil, APM, Conselho de Escola e Funcionários.

Fato inédito foi a votação eletrônica. nas eleições para o Grêmio Estudantil.

Fato inédito foi a votação eletrônica. nas eleições para o Grêmio Estudantil.
A novidade deste ano foi o sistema de votação, alunos votaram em uma urna eletrônica, simulando os mesmos procedimentos de uma urna eleitoral. Acreditamos que estamos preparando cidadãos para o futuro, pois o grêmio estudantil é um órgão máximo de representação dos estudantes da escola. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades. Um dos seus principais objetivos é levar os alunos a participar cada vez mais das atividades de sua escola. O evento se realizou nas dependências da escola e contou com o apoio da Supervisora Valéria Galdeano, da Direção, Professores, Funcionários e Alunos.

TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO. Microsoft PowerPoint

TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO. Microsoft PowerPoint
O compromisso com a aprendizagem de todos os alunos só se efetiva com uma escola que aprende, que oportuniza e potencializa espaços de formação condizentes com as necessidades de todos os sujeitos aprendizes. O conceito de escola que aprende, assumido aqui no Coronel, é o de que todos os atores do espaço escolar estão diretamente envolvidos com a construção de saberes para si e para os demais. Os espaços de formação da escola que aprende (ATPC, Reuniões Pedagógicas, Conselhos de Classe e Série, Reuniões de Planejamento) devem garantir a problematização sobre “como aprendem os que ensinam?” com a finalidade de refletir sobre a construção dos saberes profissionais necessários aos educadores que se comprometem com a aprendizagem de todos os alunos. Só aprendem a ensinar aqueles que aprendem a aprender.

É PROIBIDOO USO DE CELULARES, MP4 E SIMILARES DENTRO DA SALA DE AULA, CONFORME LEI ESTADUAL N º12.7

É PROIBIDOO USO DE CELULARES, MP4 E SIMILARES DENTRO DA SALA DE AULA, CONFORME LEI ESTADUAL N º12.7
Se o professor flagrar o aluno estará sujeito às penalidades previstas no Regimento Escolar.

Seguidores