Assuntos Quentes

AQUECIMENTO GLOBAL



O que é?
Um fenômeno climático caracterizado pelo aumento da temperatura média da superfície terrestre.
Como é possível mensurar as variações na temperatura?
Para mensurar tais variações, costumam-se analisar sistematicamente as temperaturas médias do planeta em diferentes períodos da história. Estima-se que nos últimos 100 anos a temperatura tenha aumentado de 13,78 graus Celsius para 14,5.
Por que esse fenômeno vem ocorrendo?
As causas do aquecimento global são, em grande parte, atribuídas à ação humana. A queima de combustíveis fósseis (como o petróleo) e as queimadas têm liberado uma grande quantidade de gases poluentes (gás carbônico, metano...) à atmosfera, fazendo com que o efeito estufa se intensifique e, como consequência, haja o aumento da temperatura.
Quais as suas principais implicações?
Segundo previsões, caso a situação não se altere, teremos nas próximas décadas mudanças profundas nos ciclos da chuva, intensas ondas de calor em determinadas regiões, o derretimento das geleiras, além dos danos à agricultura – o que pode prejudicar a produção de alimentos.
O que está sendo feito para reverter a situação?
Reuniões diplomáticas vêm ocorrendo entre os representantes de diversas nações do mundo para enfrentar o problema. Como exemplo, temos o Protocolo de Kyoto - acordo internacional que estabelece metas para tratar do aquecimento global. Dentre as principais medidas, encontram-se a diminuição nas emissões de gás carbônico e a utilização de fontes de energia renováveis e menos poluentes.

NANOTECNOLOGIA

O que é?
A nanotecnologia é um ramo da ciência caracterizado pelo domínio e pela construção científica de materiais muito pequenos, analisados na escala dos nanômetros (para se ter uma ideia, um nanômetro equivale a um bilionésimo de metro).
Microscópio de Varredura

Um fator decisivo para a evolução da nanociência, e, por conseguinte, da nanotecnologia foi a descoberta do microscópio de varredura por tunelamento eletrônico, em 1981, na Suíça, por pesquisadores da IBM, que proporcionou ao homem ver os átomos e analisar o seu comportamento.  
Nanotecnologia Molecular
Embora as ideias iniciais da nanotecnologia tenham surgido há mais de 50 anos, a primeira abordagem concreta do tema ocorreu nos anos 80, pelo cientista Eric Drexler no livro “Engines of creation” (Motores da Criação). 
O Montador Universal
A obra de Drexler ratifica a possibilidade de construção de um mecanismo que, através de certa programação, pudesse montar, átomo por átomo, materiais e aparelhos quaisquer imaginados pelo homem. Esse montador universal, que ainda não foi inventado, é uma das principais metas da chamada nanotecnologia molecular ou drexleriana. 
Aplicações e Riscos
A nanotecnologia possui aplicações na medicina, na computação, nas ciências naturais, na eletrônica, dentre outras áreas, com base na criação de nanomecanismos medicinais, de novos materiais e compostos físico-químico e de nanoprocessadores. Vale salientar, por outro lado, que existem riscos, como a nanopoluição, que se torna bastante nociva em decorrência das pequenas dimensões dos nanomateriais, que podem, inclusive, causar danos ainda desconhecidos.

 
BIOCOMBUSTÍVEIS

O que são?
Os biocombustíveis são, na prática, combustíveis de origem vegetal. Por esta razão, podem ser considerados fontes renováveis de energia.
Características dos principais biocombustíveis:
- Etanol: é obtido principalmente da cana-de-açúcar e a sua utilização tem o intuito de substituir a gasolina. A queima do etanol causa menos danos ao ambiente, o que torna esse biocombustível uma boa alternativa em comparação aos combustíveis fósseis.
- Biodiesel: desenvolvido com intuito de substituir o diesel do petróleo, pode ser misturado a este normalmente; funciona como lubrificante e não possui enxofre em sua composição. Além disso, é menos poluente, mais econômico e estimula a geração de empregos.
- Biogás: consiste numa mistura de gases, sobretudo o metano, gerada pela ação de bactérias na decomposição da matéria orgânica A utilização desta energia limpa e barata abrange diversas áreas, podendo atuar em geradores, em aquecedores de água, geladeiras, fogões, na substituição do gás liquefeito do petróleo, dentre outros.
Riscos e Desvantagens:
Ainda que sejam uma fonte rentável e menos poluente, estimam que os biocombustíveis possam trazer algumas desvantagens, como:
- Desvio da produção de alimentos para a fabricação de energia, diminuindo a oferta e aumentando os preços;
- A exploração excessiva das plantações no sistema de monocultura pode esgotar os solos;
- Desmatamento de áreas florestais para criação de áreas agrícolas.


TRANSGÊNICOS

O QUE SÃO?Os transgênicos são organismos geneticamente modificados (OGM), isto é, aqueles que sofreram a inserção de genes de outras espécies.
QUAL A SUA IMPORTÂNCIA?
A criação de transgênicos, realizada com base nos recursos da Engenharia Genética, concede novas características a esses indivíduos. No caso das plantas transgênicas, já é possível melhorar seus aspectos nutricionais e torná-las resistentes a pragas.
POR QUE OS TRANSGÊNICOS CAUSAM POLÊMICA?
Muitos países são contrários à plantação e à comercialização destes produtos em razão dos fortes apelos ambientais. Correntes de estudiosos salientam que, ao se produzir transgênicos, é possível haver desequilíbrio nos ecossistemas, pois as plantas que não forem modificadas poderão ser extintas pelo processo de seleção natural, já que as modificadas são mais resistentes. Argumentam também a respeito da possibilidade de os alimentos modificados causarem danos à saúde humana.
O OUTRO LADO:
A Organização para a Agricultura e Alimentação da ONU (FAO) mantém-se a favor dos transgênicos. Ela afirma que foram muitas as vantagens econômicas propiciadas por estes produtos e que ainda não foram comprovados danos à saúde humana.
O BRASIL E OS TRANSGÊNICOS:
Recentemente, com o cultivo da soja, do algodão e do milho, o Brasil se tornou o segundo maior produtor de transgênicos do mundo, ficando apenas atrás dos Estados Unidos. Segundo a Lei de Biossegurança brasileira, são permitidas a produção e a comercialização de transgênicos desde 2005.


Um comentário:

Montagem criada Bloggif

Maquetes com a Prof. Maria

Maquetes com a Prof. Maria
Todo conteúdo trabalhado com a prática e a vivência do aluno torna-se atraente e de melhor entendimento. Assim como outros assuntos vistos na escola, o Sistema Solar é um pouco complexo para ficar apenas na teoria, então a Professora Maria propôs a construção de maquetes.

O que significa a escola na vida do adolescente?

fotoefeitos
O ano de 2012 se encerra com uma ação solidária. Alunos, Pais e professores da escola Coronel foram mobilizados pelo projeto Natal Solidário. O objetivo maior foi vivenciar a cidadania por meio da participação social. A professora Raquel ensaiou um lindo coral natalino que se apresentou no Lar da Esperança. A visita ao Lar contou com a presença de um mini Papai Noel que presenteou todas as crianças. Uma alegre tarde com pula-pula, música, bolo e muito amor!

molduras para fotos

Nós Gostamos da nossa escola!

Montagem criada Bloggif
molduras para fotos gratis

Bom Professor X Professor Fascinante

1- Bons professores são eloqüentes, professores fascinantes conhecem o que está por detrás das palavras.
2- Bons professores possuem metodologia, professores fascinantes possuem sensibilidade.
3- Bons professores educam a inteligência lógica, professores
fascinantes educam a emoção.
4- Bons professores usam a memória como deposito
de informações, professores fascinantes usam-na como suporte da arte de pensar.
5- Bons professores são mestres temporários, professores fascinantes são mestres inesquecíveis.
6- Bons professores corrigem comportamentos, professores fascinantes ajudam a resolver conflitos em sala de aula.
7- Bons professores educam para uma profissão, professores fascinantes educam para a vida.
Augusto Cury

Dia "D" - A autoavaliação é a escola olhando para ela mesma e tentando melhorar.

Dia "D" -  A autoavaliação é a escola olhando para ela mesma e tentando melhorar.
O dia "D" tem como objetivo olhar para o trabalho desenvolvido na unidade e traçar planos de ação, priorizando e identificando aspectos que demandam mais atenção na rotina escolar. Sob a liderança da Diretora Simone, contamos com a presença da Equipe Gestora, do Grêmio Estudantil, APM, Conselho de Escola e Funcionários.

Fato inédito foi a votação eletrônica. nas eleições para o Grêmio Estudantil.

Fato inédito foi a votação eletrônica. nas eleições para o Grêmio Estudantil.
A novidade deste ano foi o sistema de votação, alunos votaram em uma urna eletrônica, simulando os mesmos procedimentos de uma urna eleitoral. Acreditamos que estamos preparando cidadãos para o futuro, pois o grêmio estudantil é um órgão máximo de representação dos estudantes da escola. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades. Um dos seus principais objetivos é levar os alunos a participar cada vez mais das atividades de sua escola. O evento se realizou nas dependências da escola e contou com o apoio da Supervisora Valéria Galdeano, da Direção, Professores, Funcionários e Alunos.

TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO. Microsoft PowerPoint

TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO. Microsoft PowerPoint
O compromisso com a aprendizagem de todos os alunos só se efetiva com uma escola que aprende, que oportuniza e potencializa espaços de formação condizentes com as necessidades de todos os sujeitos aprendizes. O conceito de escola que aprende, assumido aqui no Coronel, é o de que todos os atores do espaço escolar estão diretamente envolvidos com a construção de saberes para si e para os demais. Os espaços de formação da escola que aprende (ATPC, Reuniões Pedagógicas, Conselhos de Classe e Série, Reuniões de Planejamento) devem garantir a problematização sobre “como aprendem os que ensinam?” com a finalidade de refletir sobre a construção dos saberes profissionais necessários aos educadores que se comprometem com a aprendizagem de todos os alunos. Só aprendem a ensinar aqueles que aprendem a aprender.

É PROIBIDOO USO DE CELULARES, MP4 E SIMILARES DENTRO DA SALA DE AULA, CONFORME LEI ESTADUAL N º12.7

É PROIBIDOO USO DE CELULARES, MP4 E SIMILARES DENTRO DA SALA DE AULA, CONFORME LEI ESTADUAL N º12.7
Se o professor flagrar o aluno estará sujeito às penalidades previstas no Regimento Escolar.

Seguidores